terça-feira, 22 de junho de 2010

"(...)
Em plena era da informação, sofremos mesmo do mal do "pensar demais". Tanto que, de muito raciocinar, sobrecarregamos toda a capacidade de atenção do cérebro, comprometemos a saúde da mente. Como resultado, acabamos entregues à depressão e à ansiedade. Pensar demais e saber demais podem se transformar em um problema.
(...)
A questão é que nem que nos esforcemos muito podemos tornar todas as decisões da nossa vida sob o crivo da razão. Nossa mente trabalha melhor relegando ao inconsciente uma boa parcela do pensamento racional - ela não daria conta de tudo, se não usasse esse artifício. Por causa disso, a própria evolução dotou nossa mente da capacidade de reagir antes mesmo de pensar quando estamos diante de uma situação de risco - a intuição é, portanto, uma aptidão evolutiva. (...)
(...) A intuição permite à nossa mente colocar alguns comportamentos e decisões em piloto autmomático. "(...) As partes inconscientes da mente são capazes de decidir sem que nós - ou o e consciente - conheçamos as razões", afirma Gigerenzer.

O poder da intuição - Vida Simples (Rafael Tonon)


Exercitem a intuição, descubram suas façanhas, e deleitem de sua importância.

Nenhum comentário: