segunda-feira, 3 de maio de 2010

eu tenho SAUDADE... mas saudade de quê?


Se existem duas coisas:
-as sombras, que são as coisas materiais, que são mutáveis e podem ser corrompidas.
-e as idéias, que são imutáveis, existem por trás de todas as coisas dando a elas uma "essência" que não pode ser corrompida.
... então em tudo que existe estão as duas coisas.
No nosso mundo físico podemos ter acesso às sombras. E pela filosofia nós podemos também acessar as idéias.
As pessoas, assim como todos os seres e todas as coisas, possuem também uma sombra e uma idéia.
A sombra de uma pessoa é tudo aquilo que sofre alterações com o passar do tempo. Não só o corpo físico, mas também as opiniões, e tudo aquilo que pode ser corrompido nela.
A idéia de uma pessoa é aquilo que está nela eternamente. É como se fosse o esqueleto da psique. É o que não pode ser corrompido. O que ela é essencialmente.
Quando uma pessoa vai embora, se afasta para sempre ou só por um tempo, a sombra dela se afasta junto com ela. Mas a idéia dessa pessoa sempre vai ser a mesma, então mesmo que ela esteja longe, nós podemos ter acesso à ela pelo pensamento (ou sentimento). E mesmo assim nós sentimos saudade.
Seria então a saudade um sentimento de falta da sombra de outra pessoa? Só sentimos saudades das sombras? Do que é material? Do que não é perfeito? Não sentimos saudades da perfeição das pessoas e sim das imperfeições?
Me peguei sentindo saudades... e essas perguntas surgiram na minha cabeça..
Acho que estou aos poucos adimitindo... tenho saudade de algumas imperfeições.

Nenhum comentário: