sábado, 20 de fevereiro de 2010

Para quem fará as provas de ARQUITETURA



Além do elevado grau de exigência nas provas de habilidade específica, USP, Unesp e Unicamp têm outra característica em comum quando o assunto é prova de arquitetura: as estaduais paulistas pedem que o candidato se responsabilize por levar material próprio para a realização das provas.

Para Fabiana Tannuri, arquiteta e professora de linguagem arquitetônica do Intergraus, o aluno tem que ficar muito atento à questão do material e ter o cuidado não só de levar todos os itens exigidos nas provas, como também ter a certeza de que estão todos em perfeito estado.
"A cola não pode estar seca, tem que testar tudo antes. O aluno que percebe que não levou tudo certinho fica até inseguro", diz a professora.
A aluna Martha Bucci, 19, que acaba de ser aprovada na FAU-USP, comprou uma borracha nova na véspera da prova "para estar limpa e com a ponta fininha". Dentre os investimentos que diz ter feito no ano do vestibular, está a compra de um bom estilete.
Martha diz que, com a ajuda de aulas específicas, não teve dificuldade na prova de habilidade da FAU. Para a professora Fabiana, a Fuvest tornou o teste de aptidão de arquitetura mais inteligente ao longo dos anos.
"Um desenhista que faça uma ilustração perfeita não necessariamente faz a prova da Fuvest. A prova exige que o aluno tenha noção espacial", diz a professora.
A seguir, o blog do Fovest lista algumas características das provas de USP, Unesp e Unicamp.
USP
Jóia prova é dividida em três partes e realizada em dois dias (na FAU) ou em um (em São Carlos)
Jóia  exame é aplicado logo na sequência da segunda fase
Jóia  exercícios exigem desde conhecimentos clássicos de trigonometria, até noção de objetos em duas ou três dimensões
Jóia  material exigido inclui grafite, lápis de cor, giz de cera, esquadros, régua, cola bastão, estilete e fita adesiva
Unicamp
Jóia  prova acontece em um dia, depois da segunda fase
Jóia  universidade pretende avaliar a percepção, a observação, a memória e a criatividade do candidato
Jóia  material exigido inclui lápis, canetas hidrográficas coloridas; esquadros; lápis de cor; estilete; fita adesiva, cola branca e borracha
Unesp
Jóia  prova dividida em duas partes, desenho de observação e desenho de criação, cada uma com duas horas de duração
Jóia prova acontece em dezembro, antes da segunda fase
Jóia desenho de observação: reprodução real do objeto
Jóia desenho de criação: desenvolvimento de um desenho a partir de elementos fornecidos pela Vunesp
Jóia Vunesp pede que candidatos levem lápis de cor

Nenhum comentário: